VW 181
Durante a 2ª guerra mundial a Kdf, a fábrica da VW produzia dois carros militares o Typ 82 (Kübelwagen) e o Typ 166 (Schwimmwagen).
Em 1954 a então formada Bundeswehr (Exercito Federal) convidou os construtores automóveis alemães a apresentar um novo veículo com capacidade de carga e de todo o terreno. A ideia era ter um sucessor de Typ 82 e a VW também foi convidada, mas esta não se mostrou interessada, naquilo que consideravam apenas uma produção de pequena escala. Assim acabou por ser a Auto Union's DKW a ser seleccionada, comprando o exercito 28,400 dos 46,750 fabricados entre 1956 to 1968.
Nos anos 60 a França, Itália e Alemanha Ocidental criaram um projecto que consistia na construção de um 4x4 de 500kg anfíbio, que viria a ser conhecido como Europa Jeep. Enquanto esperavam pelo novo veículo a Bundeswehr começou a pensar em substituir o DKW Munga e desta vez a VW interessou-se pelo projecto, em 1969 construiram para a Bundeswehr 15200 unidades do VW 181. O 181 era baseado nos veículos civis para manter o custo de produção baixo. O motor era um 1.6L com 46 cavalos e arefecimento a ar e situava-se na traseira assim como a tracção, o chassis era do carocha, e tinha poucas capacidades de todo terreno, mas era bastante bom para fazer ligações entre postos etc., assim foi classificado de Mehrzweckwagen ou seja aquilo que chamamos hoje de MPV (multi-purpose vehicle). Em 1976 o projecto do todo terreno europeu foi cancelado e a VW recebeu uma encomenda de 8 800 veículos 4x4 com capacidade de carga na ordem dos 500kg, nascia assim o VW 183 Lkw, também conhecido como Iltis.
Exércitos de outros países acabariam por comprar o 181, a Áustria, Bélgica, Dinamarca, França Marrocos e Países Baixos. Em 1981 o exército Alemão começou a vende-los em mercado livre e a doa-los para o exército grego e turco.·
A VW também lançou uma versão civil. Na Europa era vendido como um veículo para serviços florestais ou de caça e o nome era simplesmente VW 181. Nos países com climas mais quentes era vendido como um fun car. Entre 1969 e 1972 o carro foi construído na Alemanha, a partir de 1973 e até 1980 foi construído no México onde se chamava Safari. A VW vendeu-o também nos EUA mas tiveram de mudar o nome visto Safari já existir num modelo da Pontiac, e ficou simplesmente conhecido como The Thing, mas teve de ser vendido como veículo de carga pois não cumpria os níveis de segurança requeridos pelo governo para os passageiros. A versão civil tinha capota de lona ou em fibra de vidro e o para brisas era reclinavél. Houve ainda uma versão especial chamada Acapulco que inicialmente tinha sido concebida para o Hotel Las Brisas em Acapulco, com uma combinação de cores laranja e branco, azul e branco, amarelo e branco e verde e branco. Trekker foi o nome dado no Reino Unido para onde foi construído um modelo com volante a direita chamado.·Existe pouco informação sobre o numero de veículos produzidos os valores são tão vagos como entre 70495 e 140768 unidades.
Exércitos de outros países acabariam por comprar o 181, a Áustria, Bélgica, Dinamarca, França Marrocos e Países Baixos. Em 1981 o exército Alemão começou a vende-los em mercado livre e a doa-los para o exército grego e turco.·
A VW também lançou uma versão civil. Na Europa era vendido como um veículo para serviços florestais ou de caça e o nome era simplesmente VW 181. Nos países com climas mais quentes era vendido como um fun car. Entre 1969 e 1972 o carro foi construído na Alemanha, a partir de 1973 e até 1980 foi construído no México onde se chamava Safari. A VW vendeu-o também nos EUA mas tiveram de mudar o nome visto Safari já existir num modelo da Pontiac, e ficou simplesmente conhecido como The Thing, mas teve de ser vendido como veículo de carga pois não cumpria os níveis de segurança requeridos pelo governo para os passageiros. A versão civil tinha capota de lona ou em fibra de vidro e o para brisas era reclinavél. Houve ainda uma versão especial chamada Acapulco que inicialmente tinha sido concebida para o Hotel Las Brisas em Acapulco, com uma combinação de cores laranja e branco, azul e branco, amarelo e branco e verde e branco. Trekker foi o nome dado no Reino Unido para onde foi construído um modelo com volante a direita chamado.·Existe pouco informação sobre o numero de veículos produzidos os valores são tão vagos como entre 70495 e 140768 unidades.
A semelhança do carocha existem muitos clubes de aficionados do 181 sobretudo na Alemanha e EUA.
Etiquetas: mundo automóvel
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home