02 maio 2006

Visa e Nokia testam sistema de pagamento via telemóvel

A Visa Internacional e a fabricante de telemóveis finlandesa anunciaram recentemente o lançamento do primeiro sistema de pagamento por cartão de crédito, através dos telemóveis.O projecto, resultante de uma parceria entre as duas empresas, chama-se "Mobile Visa Wave Payment" e "representa o primeiro passo na intenção de transformar os telemóveis em carteiras electrónicas", asseguraram fontes oficiais.
Durante o período experimental, que durará quatro meses e acontecerá na Malásia, serão oferecidos 200 Nokia 3230, equipados com esta tecnologia, a pessoas que tenham um cartão Visa Wave. O equipamento poderá ser testado em 2500 lojas do país, que possuem leitores destes smartcards , explicaram os responsáveis.Construído com base na tecnologia dos cartões inteligentes Visa Wave, o sistema usa rádio-frequências, eliminando a necessidade de tirar o Visa da carteira e de passá-lo por um leitor.Pagar e seguir viagem é o lema deste sistema, que permite aos utilizadores saldar as suas compras com um simples "acenar" do cartão em frente do terminal.
O telemóvel protótipo usado neste projecto-piloto (o 3230) está equipado com um chip que usa as mais recentes tecnologias de criptografia e segurança dos smartcards , sendo por isso muito seguro.
"É uma evolução natural. Actualmente, existem mais telemóveis no mundo inteiro do que cartões bancários. Daí que este nos pareça um bom casamento", garantiu o director do departamento de novos produtos e tecnologias da Visa Asia-Pacífico, Paul Jung.Apesar de acreditarem que o sistema não vai substituir completamente as actuais formas de pagamento, os responsáveis da Visa garantem que este serviço tem um potencial enorme em todo o mundo, uma vez que se estima que em 2008 existam 3 mil milhões de telemóveis e que quase metade da população mundial tenha um.Se o período de testes se saldar pela positiva, o sistema deverá ser comercializado no início do próximo ano, não havendo qualquer indicação sobre a sua "exportação" para outros países.Entretanto, a Nokia vai continuar a desenvolver outros modelos que suportem esta aplicação.Fonte: Ciberia

Etiquetas: