05 dezembro 2005

Thierry Sabine – o pai do Dakar


Thierry tinha começado por criar nos anos 70 o ‘Enduro du Touquet’, uma competição regional que rapidamente se tornara num evento importante.
Em 1977, no Rally Abidjan - Nice acabaria por se perder no deserto. Na altura não havia GPS ou estruturas de apoio como hoje. Durante 3 longos dias ficou desamparado em pleno deserto até que no dia 14 de Janeiro de 1977, é encontrado por uma pequena avioneta e regressa finalmente a França.
Apesar de todo o sofrimento Sabine ficou apaixonado pelo deserto, toda aquela travessia transmitia fortes emoções, e foi exactamente isso que quis partilhar com os outros pilotos. A ideia era atravessar Africa partindo de um qualquer ponto da Europa.

A 26 de Dezembro de 1978 deu-se a partida na ‘Place du Trocadero’ em Paris, mesmo em frente á torre Eiffel. 170 partiram, no entanto só 69 conseguiram chegar ao final. Esta prova ficou então conhecida como Paris–Dakar, os locais de partida e chegada.

Infelizmente a 14 de Janeiro de 1986, exactamente 9 anos depois de ter sido salvo das areias do deserto, Sabine com 37 anos encontraria a morte, quando o helicóptero onde se encontrava juntamente com o cantor francês Daniel Balavoine (que também já tinha participado no Dakar, mas desta vez encontrava-se numa missão de ajuda humanitária para Africa) se despenhou devido a uma tempestade de areia.
Thierry Sabine deixou-nos a mais dura e famosa prova o Dakar

Um desafio para os que vão; um sonho para os que ficam.
Thierry Sabine

Etiquetas: