Rotação dos pneus
No site da Fulda aconselham:
Em automóveis com tracção dianteira, é especialmente importante efectuar a rotação periódica dos pneus, porque os pneus dianteiros sofrem um desgaste mais rápido que os traseiros. Uma profundidade do perfil irregular, da dianteira à traseira, proporcionara uma travagem desigual e mau comportamento em estrada, especialmente quando chove. Se não efectuar a rotação dos pneus, acabará por ter que substituir dois de cada vez, o que significa que terá sempre pneus com espessura de piso irregular. Substituir os pneus em conjuntos de quatro iguais irá manter o comportamento em estrada e a tracção de travagem do automóvel equilibrados.
Em automóveis com tracção dianteira, é especialmente importante efectuar a rotação periódica dos pneus, porque os pneus dianteiros sofrem um desgaste mais rápido que os traseiros. Uma profundidade do perfil irregular, da dianteira à traseira, proporcionara uma travagem desigual e mau comportamento em estrada, especialmente quando chove. Se não efectuar a rotação dos pneus, acabará por ter que substituir dois de cada vez, o que significa que terá sempre pneus com espessura de piso irregular. Substituir os pneus em conjuntos de quatro iguais irá manter o comportamento em estrada e a tracção de travagem do automóvel equilibrados.
Já o Bibendum (o boneco gordinho da michelin) aconselha:
Independentemente de que o seu carro seja de tracção dianteira, traseira, ou 4x4, recomendamos montar os pneus novos ou menos gastos no eixo traseiro, para que obtenha uma maior segurança em caso de situações imprevistas e difíceis (travagem de emergência, curva fechada...) sobretudo em solo molhado.
Numerosos testes demonstraram que é mais fácil controlar o eixo dianteiro do que o traseiro.Os pneus dianteiros desgastam-se em geral mais depressa do que os traseiros, principalmente nos carros de tracção dianteira, que representam a maioria dos veículos actuais.
Numerosos testes demonstraram que é mais fácil controlar o eixo dianteiro do que o traseiro.Os pneus dianteiros desgastam-se em geral mais depressa do que os traseiros, principalmente nos carros de tracção dianteira, que representam a maioria dos veículos actuais.
Pneus novos montados na frente :- O comportamento do carro se modifica, porque o equilíbrio FR/TR será invertido.O condutor, habituado com um carro com menos aderência na frente, será surpreendido.- Numa estrada escorregadia, a traseira do veículo perderá a aderência antes da frente.O condutor não terá nenhuma possibilidade de controlar o eixo traseiro, e será tentado a re-acelerar, o que amplificará o fenómeno de «peão». Apenas um condutor muito experiente poderá sair desta situação perigosa...
Pneus novos montados atrás:- O comportamento do veículo será similar ao que o condutor já conhecia antes da mudança de pneus, pois o equilíbrio de aderência será similar.- A aderência do eixo traseiro será melhor, e o condutor poderá controlar e guiar o veículo sem problemas, desacelerando e girando o volante no sentido da curva.Para limitar os riscos, a Michelin aconselha, que se montem os pneus novos ou menos gastos atrás, com o fim de se obter:- melhor aderência em curvas- uma maior segurança.
Pneus novos montados atrás:- O comportamento do veículo será similar ao que o condutor já conhecia antes da mudança de pneus, pois o equilíbrio de aderência será similar.- A aderência do eixo traseiro será melhor, e o condutor poderá controlar e guiar o veículo sem problemas, desacelerando e girando o volante no sentido da curva.Para limitar os riscos, a Michelin aconselha, que se montem os pneus novos ou menos gastos atrás, com o fim de se obter:- melhor aderência em curvas- uma maior segurança.
Quem é que tem razão afinal?
Etiquetas: mundo automóvel
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home