30 dezembro 2005

Dakar 2006



Já faltam menos de 12 horas para a partida do Lisboa-Dakar.
Daqui a umas escassas horas estarei na estrada, direcção ao alentejo para ver a mítica prova em terras lusas.

Etiquetas:

26 dezembro 2005

Contagem decrescente para o Lisboa-Dakar

Já faltam poucos dias para o Dakar, aqui ficam algumas informações sobre as 3 principais equipas em automóvel.


Caracteristicas do Mitsubishi Pajero/Montero Evo MPR12 2006:
Motor: 6 cilindros, 24-Valvulas
Cilindrada: 3997 cc
Potência: 270 cv / 5500 rpm e 42 kg/m torque às 3500 rpm
Transmissão: 4WD e caixa sequencial de 6 velocidades
Travões: discos Brembo
Pneus: BF Goodrich 235/85 - 16
Peso minimo: 1825 kg
Depósito de combustível: 500 litros de capacidade (autonomia em competição em torno dos 800 kms - 400 kgs extra de peso com o depósito cheio)

Team Repsol Mitsubishi Ralliart:
Stéphane Peterhansel (F) / Jean-Paul Cottret (F) - Mitsubishi Pajero
Evo Hiroshi Masuoka (J) /Pascal Maimon (F) - Mitsubishi Pajero Evo
Luc Alphand (F) / Gilles Picard (F) - Mitsubishi Pajero Evo
Joan Roma (E) / Henri Magne (F) - Mitsubishi Pajero Evo

Caracteristicas do Volkswagen Race Touareg 2:
Motor: diesel com arquitectura de 5 cilindros em linha
Cilindrada: 2.500 cm3
Potência: 275 cv
Binário máximo: superior a 550 Nm
Transmissão: 4WD equipado com caixa sequencial de 6 velocidades
Pneus: BF Goodrich 235-85/16
Peso mínimo: 1787.5 kg

Team Volkswagen:
Jutta Kleinschmidt
Bruno Saby
Carlos Sainz
Marc Miller
Giniel de Villiers


Caracteristicas do Schlesser Ford Ranger X.822:
Motor: Ford V8
Cilindrada: 5400 cc
Potência: 285cv
Transmissão: Traseira e caixa manual de 6 velocidades
Velocidade máxima: 200 km/h
Peso mínimo: 1.400 kg
Capacidade do depósito de combustível: 360 litros

Equipa Schlesser:
Jean Louis Schlesser / François Borsotto
Josep Maria Serviá / William Alcaraz
Thierry Magnaldi / Arnaud Debron

in http://www.lisboadakar2006.iol.pt/

Etiquetas:

24 dezembro 2005

Feliz Natal

Etiquetas:

22 dezembro 2005

One way ticket to Hell…and back


Os The Darkness lançaram o seu novo álbum “One way ticket to Hell…and back”, e já se ouve na radio o single “One way ticket”, mas para mim “Knockers” também poderia ter sido o single de lançamento. Considerada como a banda que veio salvar o Hard Rock penso que não se deve perder estes tipos de vista.
Breve história:
Os The Darkness começaram a vaga de sucesso com o lançamento do single 'I Believe In A Thing Called Love' em agosto 2002, que se tornou num sucesso. Após várias tentativas finalmente conseguiram a atenção da imprensa e fizeram a capa da Kerrang! e foram mencionados na Classic Rock, Dazed&Confused, Metal Hammer, Rock Sound, The Fly , e o single começou a rodar na XFM e na BBC Radio 1.
Mas nada os tinha preparado para o sucesso do 2 single 'Get Your Hands Off My Woman' lançado em Fevereiro de 2003.
O álbum 'Permission To Land' foi então finalmente lançado em julho de 2003, e entrou logo para o 2º lugar das tabelas, mantendo-se por 4 semanas no top of the hit parade em Setembro com os singles 'I Believe In A Thing Called Love', 'Growing On Me' e 'Get Your Hands Off My Woman'. Isto fez com que a Kerrang! os considerasse provavelmante a melhor banda rock dos ultimos 20 anos.
Os The Darkness ganharam 3 Brit Awards – Best Act, Best Rock Act e Best Album – na cerimonia de 2004. Tendo feito certamenete a melhor entrada de sempre, dentro de um Ford Mustang V8 e rodeados pelos Hell's Angels,

Mais informações no site da banda .
Link para o video “One way ticket”.

Esta semana fica o “Knockers” aqui a tocar no blog.

Etiquetas:

20 dezembro 2005

Landwind chega a Portugal

Já vos tinha falado deste carro aqui no blog. Recentemente foi anunciado que a Dong Motors tinha sido nomeada a distribuidora exclusiva para o mercado ibérico sendo previsto o Landwind começar a ser comercializado no inicio de 2006. Mais uma vez venho aqui alertar para o perigo deste carro. Por mais barato que seja acho que é demasiado caro para um caixão.
Os crash tests mostram que o condutor não sobrevive a uma colisão frontal de 64km/h. Mesmo numa colisão lateral (que normalmente causa poucos danos num SUV) pode ser fatal para o condutor.
Xu Bingzhang porta vós da Jiangling disse: O Landwind é seguro. Passou nos testes do “National Chinese Automobile Test”. (Deve ser uma nova forma de redução da população)
Apesar de já terem tentado algumas melhorias no carro, este SUV está muito atrás no tempo em termos de segurança automóvel, consideram-no como um carro do início dos anos 90.
A ANWB (automóvel clube dos países baixos) quer mesmo que seja banido da Europa.


Vídeos dos testes Vídeo 1, Vídeo 2

Etiquetas:

17 dezembro 2005

VW 181


Durante a 2ª guerra mundial a Kdf, a fábrica da VW produzia dois carros militares o Typ 82 (Kübelwagen) e o Typ 166 (Schwimmwagen).
Em 1954 a então formada Bundeswehr (Exercito Federal) convidou os construtores automóveis alemães a apresentar um novo veículo com capacidade de carga e de todo o terreno. A ideia era ter um sucessor de Typ 82 e a VW também foi convidada, mas esta não se mostrou interessada, naquilo que consideravam apenas uma produção de pequena escala. Assim acabou por ser a Auto Union's DKW a ser seleccionada, comprando o exercito 28,400 dos 46,750 fabricados entre 1956 to 1968.
Nos anos 60 a França, Itália e Alemanha Ocidental criaram um projecto que consistia na construção de um 4x4 de 500kg anfíbio, que viria a ser conhecido como Europa Jeep. Enquanto esperavam pelo novo veículo a Bundeswehr começou a pensar em substituir o DKW Munga e desta vez a VW interessou-se pelo projecto, em 1969 construiram para a Bundeswehr 15200 unidades do VW 181. O 181 era baseado nos veículos civis para manter o custo de produção baixo. O motor era um 1.6L com 46 cavalos e arefecimento a ar e situava-se na traseira assim como a tracção, o chassis era do carocha, e tinha poucas capacidades de todo terreno, mas era bastante bom para fazer ligações entre postos etc., assim foi classificado de Mehrzweckwagen ou seja aquilo que chamamos hoje de MPV (multi-purpose vehicle). Em 1976 o projecto do todo terreno europeu foi cancelado e a VW recebeu uma encomenda de 8 800 veículos 4x4 com capacidade de carga na ordem dos 500kg, nascia assim o VW 183 Lkw, também conhecido como Iltis.
Exércitos de outros países acabariam por comprar o 181, a Áustria, Bélgica, Dinamarca, França Marrocos e Países Baixos. Em 1981 o exército Alemão começou a vende-los em mercado livre e a doa-los para o exército grego e turco.·
A VW também lançou uma versão civil. Na Europa era vendido como um veículo para serviços florestais ou de caça e o nome era simplesmente VW 181. Nos países com climas mais quentes era vendido como um fun car. Entre 1969 e 1972 o carro foi construído na Alemanha, a partir de 1973 e até 1980 foi construído no México onde se chamava Safari. A VW vendeu-o também nos EUA mas tiveram de mudar o nome visto Safari já existir num modelo da Pontiac, e ficou simplesmente conhecido como The Thing, mas teve de ser vendido como veículo de carga pois não cumpria os níveis de segurança requeridos pelo governo para os passageiros. A versão civil tinha capota de lona ou em fibra de vidro e o para brisas era reclinavél. Houve ainda uma versão especial chamada Acapulco que inicialmente tinha sido concebida para o Hotel Las Brisas em Acapulco, com uma combinação de cores laranja e branco, azul e branco, amarelo e branco e verde e branco. Trekker foi o nome dado no Reino Unido para onde foi construído um modelo com volante a direita chamado.·Existe pouco informação sobre o numero de veículos produzidos os valores são tão vagos como entre 70495 e 140768 unidades.
A semelhança do carocha existem muitos clubes de aficionados do 181 sobretudo na Alemanha e EUA.

Etiquetas:

Turismo do século XXI


A Virgin Galactic constrói base para voos turísticos no espaço.
O Estado americano do Novo México e a empresa britânica Virgin Galactic fecharam um contrato para a construção de uma base para lançamento de voos espaciais turísticos.

A Virgin Galactic, que aposta num mercado para voos espaciais turísticos, diz já ter recebido depósitos de 38 mil pessoas interessadas em voar, e que 100 destas já pagaram o valor total da passagem, que lhes permite fazer parte de um voo sub orbital, que deverá durar entre três e quatro horas, e de onde será possível ver a curvatura da Terra.A empresa espera, no futuro, oferecer viagens mais ambiciosas ao espaço, custando milhões de dólares por pessoa.


virgin galactic

Etiquetas:

16 dezembro 2005

Garfield 2

Etiquetas:

15 dezembro 2005

Mitsubishi fora do WRC '06

A Mitsubihi anunciou a sua não participação no mundial de rally de 2006.
Os custos de participação no escalão máximo do rally tornaram-se incompatíveis com o plano de revitalização definido pela empresa.
Fica assim a expectativa de voltarem em 2008, depois do período estipulado para concretização do mesmo.
A Mitsubihi participava em rallys desde o Safary Rally em 1974, tendo a equipa ganho 34 vitórias no WRC, assim como o título de piloto 4 anos consecutivos (96-99) e o de construtor em 1998.
Em maus lençóis ficaram Galli e Rovanpera, os pilotos da equipa, agora sem carro para a próxima época.

No Dakar não haverá qualquer alteração.

Etiquetas:

14 dezembro 2005

Oltre Fiat

A Fiat acaba de surpreender com a revelação no Salão de Bolonha de um espectacular todo o terreno ao melhor estilo "Hummer", denominado "Oltre Fiat".
Derivado do Iveco LMV (Light Multirole Vehicle), todo o terreno militar que venceu o FCLV (Future Command and Liaison Vehicle) e conseguiu assim o contrato para fornecer o exército Britânico, tendo sido também escolhido pelas Forças Armadas Italianas, este show car à semelhança do seu rival norte-americano apresenta dimensões generosas como testemunham os 4,870 mm de comprimento, 2.050 mm de largura e 2,200 de altura. Mediante estas dimensões seu estilo exterior pauta-se por ser exuberante e imponente realçado pelo seu formato cúbico.
No interior, uma mistura entre a simplicidade de um veículo com o objectivo para o qual foi criado (fins militares) com um requinte próprio de uma berlina de luxo.
O Oltre Fiat encontra-se equipado com um motor diesel de 3 litros e 4 cilindros da Iveco com tecnologia Common-rail, dotado de turbo de geometria variável e intercooler debitando 185cv às 3700 rpm e um binário máximo de 456 Nm logo às 1800 rpm. A caixa de velocidades é automática de 6 relações permitindo atingir uma velocidade máxima de 130 km/h. Uma velocidade máxima capaz de sugerir pontos de interrogação mas não esquecer que o Oltre Fiat pesa nada menos que 7 toneladas.
Como será fácil adivinhar e sendo um veículo apresentado como Show Car, o Oltre Fiat nunca virá a entrar nos circuitos comerciais.

in www.autoportal.iol.pt

Etiquetas:

13 dezembro 2005

sem comentário

12 dezembro 2005

Postcrossing


Ora aqui está algo de diferente . O postcrossing é um projecto que permite ás pessoas poderem receber postais (reais de papel) de qualquer parte do mundo. Basta registarmo-nos e receber uma morada aleatória, de seguida enviamos um postal para essa morada. Por sua vez a pessoa que o recebeu envia-nos um de volta e por aí fora. Este projecto é português, o seu criador chama-se Paulo Magalhães e é de Braga. Vejam tudo aqui.

Etiquetas:

11 dezembro 2005

novo look

Finalmente, após muitas tentativas de cores, feitios, esquemas e personalizações, o novo visual deste blog está pronto. E acho que agora é para durar.

Deixem a vossa opinião.

Etiquetas:

10 dezembro 2005

Nota:

Entre várias coisas que vão aparecendo aqui no blog, vou tentar semanalmente criar duas rubricas, a primeira é dedicada a uma das minhas BD’s favoritas o Garfield, os textos serão maioritariamente em inglês visto nas traduções se perder muitas vezes a piada. A segunda será dedicada aos automóveis mais antigos, mas pouco conhecidos entre o publico em geral e que de certa maneira me fascinam.

Etiquetas:

09 dezembro 2005

Garfield 1

Etiquetas:

07 dezembro 2005

Carlos Sousa desta vez em Nissan

Carlos Sousa vai voltar à mais emblemática prova de todo-o-terreno mundial. Mas desta feita, irá fazê-lo ao volante de uma Nissan Navara com preparação Nismo e inserido num projecto internacional muito ambicioso. Esta associação Nissan Portugal/Carlos Sousa verifica-se num momento particularmente importante, já que pela primeira vez na sua história, a prova terá partida em Lisboa.
Após uma preparação cuidada, a Nismo (Nissan Motorsport Ltd) e Carlos Sousa chegaram a um acordo de princípio para um programa alargado de provas internacionais, entre as quais o Lisboa Dakar 2006. Pela primeira vez, Carlos Sousa vai dispor de um veículo 4x4 de competição com preparação ao mais alto nível, o que naturalmente lhe abre perspectivas muito particulares para o próximo "Dakar".
"Estou muito satisfeito pelo facto de a Nissan Portugal e a Nismo terem confiado em mim para guiar a sua Navara mais performante de sempre, mas, mais do que isso, sinto-me altamente motivado por poder estabelecer desde já uma relação duradoura com a marca, o que me irá permitir encarar aquela prova com uma preparação adequada e continuar, para além dela, a ter uma presença assegurada em mais algumas provas", afirmou o campeão da Taça do Mundo 2003.
A Nissan Portugal empenhou-se desde o primeiro momento no projecto, concentrando a sua atenção na viabilização de uma plataforma de entendimento com a Nismo que permitisse a Carlos Sousa, enquanto piloto oficial, uma total identificação com a marca e os seus objectivos, dos quais fazem claramente parte resultados entre os primeiros nas provas em que o piloto Português vai estar presente ao volante da Navara.
A Nismo, empresa responsável pela preparação da grande maioria dos programas desportivos da Nissan a nível mundial, está agora a estrear-se na Europa no suporte a pilotos privados. Graças à sua larga experiência em competição e à herança que recebe de uma vasta equipa europeia habituada a celebrar vitórias nos mais diversos disciplinas, foi desde o primeiro momento uma entusiástica apoiante deste projecto, reconhecendo em Carlos Sousa um dos pilotos mais completos do panorama actual do todo-o-terreno a nível mundial.


In
www.lisboadakar2006.iol.pt

Etiquetas:

05 dezembro 2005

Thierry Sabine – o pai do Dakar


Thierry tinha começado por criar nos anos 70 o ‘Enduro du Touquet’, uma competição regional que rapidamente se tornara num evento importante.
Em 1977, no Rally Abidjan - Nice acabaria por se perder no deserto. Na altura não havia GPS ou estruturas de apoio como hoje. Durante 3 longos dias ficou desamparado em pleno deserto até que no dia 14 de Janeiro de 1977, é encontrado por uma pequena avioneta e regressa finalmente a França.
Apesar de todo o sofrimento Sabine ficou apaixonado pelo deserto, toda aquela travessia transmitia fortes emoções, e foi exactamente isso que quis partilhar com os outros pilotos. A ideia era atravessar Africa partindo de um qualquer ponto da Europa.

A 26 de Dezembro de 1978 deu-se a partida na ‘Place du Trocadero’ em Paris, mesmo em frente á torre Eiffel. 170 partiram, no entanto só 69 conseguiram chegar ao final. Esta prova ficou então conhecida como Paris–Dakar, os locais de partida e chegada.

Infelizmente a 14 de Janeiro de 1986, exactamente 9 anos depois de ter sido salvo das areias do deserto, Sabine com 37 anos encontraria a morte, quando o helicóptero onde se encontrava juntamente com o cantor francês Daniel Balavoine (que também já tinha participado no Dakar, mas desta vez encontrava-se numa missão de ajuda humanitária para Africa) se despenhou devido a uma tempestade de areia.
Thierry Sabine deixou-nos a mais dura e famosa prova o Dakar

Um desafio para os que vão; um sonho para os que ficam.
Thierry Sabine

Etiquetas:

03 dezembro 2005

Noticias WRC

A 22.dez.06 será realizada uma missa em memória de Richard Burns para o publico em geral, na St. Luke’s Church em Londres.
Infelizmente para a maioria de nós será impossível lá estar, no entanto podem no site oficial do piloto deixar uma mensagem á sua memória. (Já estão lá mais de 16000).

E como a vida contínua, a marca da oval azul apresentou no Bologna Motor Show o novo Focus WRC ’06, baseado no já conhecido modelo de estrada Focus ST.
Apesar de já ter participado este ano no Telstra Rally Austrália ficam aqui as imagens do look para 2006. Os pilotos desta máquina serão, o bicampeão Marcus Gronholm e o finlandês Mikko Hirvonen.



Etiquetas:

02 dezembro 2005

vonkrauz team


Isto era o que eu queria ver num carro a 31 de Dezembro a sair de Lisboa e claro está comigo ao volante. O meu navegador pode ser um tal de caietanus, apesar dele ser um grande desastre em termos de orientação, mas acho que com a ajuda dum roadbook conseguíamos lá chegar.

Etiquetas:

01 dezembro 2005

Motor V8 em papel


O artista canadiano Yee demorou 1 ano a desenhar e conceber o mais complexo modelo de papel. Todas as peças funcionam como num motor de verdade.

Foram precisos 5756 pedaços de papel

Visitem o site onde podem encontrar mais imagens e vídeos do mesmo.

Etiquetas: