Dakar - finalmente o descanso
Ainda faltam 7 etapas para o fim e a classificação geral pode ainda mexer muito. Excepto talvez nos camiões onde Chagin dominou praticamente todas as etapas. Mas certamente que lhe falta um adversário , a famosa dupla de pai e filho De Roy, que este ano após terem gasto uma fortuna a preparar um novo camião da DAF para fazer frente aos Kamaz, ficaram de fora por não conseguirem homologar o camião a tempo. Ainda tentaram fazer-lhes alterações de modo a encaixarem-se no “normal” dos camiões do Dakar, mas isso só piorou a situação.
Nos portugueses também já houve muitas baixas. Atrasos, avarias, acidentes, ou simplesmente knock out das máquinas.
Nos portugueses também já houve muitas baixas. Atrasos, avarias, acidentes, ou simplesmente knock out das máquinas.
Hoje pilotos e máquinas têm o seu merecido descanso, porque as noitadas por vezes são longas.
Após a 7ª etapa
22h00 – Sem luzes. Lang Xu e Fabian Lurquin lá conseguiram acabar a etapa Zouerat-Atar. O caminho percorrido poderia ter sido ainda mais longo sem o apoio de dois motards, que fizeram de guias à equipa belgo-chinesa: “a determinada altura ficámos sem luzes
23h30 – Stéphane Henrard, inscrito com um Race Touareg versão 2005, emprestado pela Volkswagen, não teve grandes dificuldades em pista mas perdeu bastante tempo a ajudar Bruno Saby, bloqueado por um problema de mecânica: “essa era uma das condições para me emprestarem este carro, estou à disposição de um piloto oficial VW que possa precisar de uma peça ou de ajuda. Tentámos resolver o seu problema de injector mas não havia nada a fazer. Então, tentei rebocá-lo mas ao fim de 15 km, percebi que o carro não ia aguentar, e Bruno disse-me para partir. Foi pena, porque eu estava em condições de conseguir uma posição na classificação geral, mas as duas horas que passei com ele comprometem as minhas ambições”.
Após a 6ª etapa
23h25 – Emmanuelle Jannon, a única mulher a correr em quad, acaba de regressar de um dia interminável: “parei durante a ligação antes da especial para descansar e, por isso, cheguei tarde à linha de partida. Deixaram-me partir mas acabei por correr sozinha durante todo o dia. Estou exausta!” Emmanuelle conta a Antoine Morel a sua intenção de partir hoje em último lugar, se bem que a partida vai ser dada pela ordem inversa. “Não,” diz Antoine Morel, “é preciso que tu aproveites, precisamente, a vantagem de sair em primeiro lugar. Agora não dormes muito mas vais ter o dia todo para fazer a tua etapa, e isso é bom”.
2h40 – Francesco Torricone que acaba de chegar, dormiu apenas duas horas nos últimos dois dias. A saída do tanque traseiro partiu-se e o arranjo demorará pelo menos duas horas. Felizmente, o seu colega Attilio Gineipro está a dar-lhe uma ajuda preciosa
Após a 5ª etapa
0h15 – Olivier Le Cop apresenta-se ao médico do acampamento com um grande hematoma na perna esquerda, um joelho magoado e queimaduras provocadas pela fricção das joelheiras. Tem pouco tempo para recuperar mas Jean-Charles Lamotte, o médico responsável do acampamento, não está preocupado com ele. “O dia foi pesado, tivemos que acudir a três fracturas e outros três concorrentes, num estado um pouco mais grave, foram obrigados a abandonar.
1h25 – 500km com um pneu a menos. Pascal Rigaudeau acaba de chegar e um mecânico ajuda-o a trocar a roda traseira que lhe criou problemas desde o princípio da manhã: “durante a especial, andei 200km com um pneu furado. Depois de passar a linha de chegada, desmontei-o e enchi-o com aqueles tufos secos do deserto para poder fazer a estrada de ligação. Demorei 6h30’ a completar 300 km. Nunca tinha feito 20 horas seguidas de moto. Já não sinto os meus braços.”
Após a 4ª etapa
2h10 - André de Azevedo teve sérias dificuldades na especial de ontem. Um problema na caixa de velocidades privou-o da 5ª e 6ª mudança durante toda a parte final do troço. Assim que regressou ao acampamento os mecânicos deitaram mãos à obra. André testou resultado das reparações fora do parque de assistência. Mais um jeitinho aqui e outro ali, os mecânicos vão devolver a Azevedo um camião novinho em folha!
3h00 – Os ausentes. Oito automóveis e 5 camiões ainda se encontram no percurso
Os videos do resumo da 6ª etapa das motos e dos carros
Os videos do resumo da 7ª etapa das motos e dos carros
Os videos do resumo da 8ª etapa das motos e dos carros
Etiquetas: mundo automóvel
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home