Microcarros
Não entendo porque se podem conduzir “coisas” como o Aixam ou o Microcar sem carta.
Estes pseudo-carros têm basicamente as dimensões de um automóvel pequeno, a diferença de comprimento entre um Microcar e um Fiat Cinquecento é de 13,5cm e comparado a um modelo mais actual como o Chevrolet Matiz é de 42cm. A largura de um Ligier é de 1474mm, a do Fiat é de 1491mm e do Matiz, 1495mm, assim a maior diferença é de 21mm ou seja basicamente 2cm. E 2cm numa faixa de rodagem é igual a nada, estes pseudo-carros ocupam o espaço de um carro normal, e têm o preço de um , o Aixam ronda os 10000€ o mais básico do Matix começa nos 8350 €.
Como a maioria destes condutores não conhecem as regras do código, o site da Aixam, explica como conduzir na estrada ou como se deve entrar numa rotunda entre outras coisas, mas a melhor parte é que eles também ensinam como se faz uma ultrapassagem. Parece incrível mas uma pandeireta daquelas pode ter a necessidade de ultrapassar outra, porque não vejo que mais poderão ultrapassar.
Mas o mais assustador é quando avistamos um desses “carros” e reparamos que são conduzidos por pessoas mais novas, tipo a casa dos 20e qualquer coisa, penso que não é por uma questão de dinheiro, visto que pelo preço "daquilo" consegue-se pagar a carta de condução, comprar um carro em segunda mão, pagar o seguro do primeiro ano, encher o depósito, etc. e ainda sobra dinheiro. Para mim são pessoas que desistiram, simplesmente não conseguiram passar nos exames ou de código ou de condução, e se foi no segundo o mal é "menor", mas se foi no primeiro, então aí estamos mal, pois se não passaram no exame de código então estamos perante um verdadeiro perigo na via pública, visto conduzirem uma "coisa" do tamanho de um carro mas não sabem as regras para andar na estrda.
Triste também é o facto de um dos construtores destas coisas ser a Ligier. Essa mesma, da Formula 1, eles até fazem referência a isso nos seus catálogos: participação desde a década de 60 na F1 e F2, nas 24 horas de Le Mans, 326 GP disputados, 59 podiums, 9 vitórias, e o 1º prémio no GP do Mónaco em 1996.
Estes pseudo-carros têm basicamente as dimensões de um automóvel pequeno, a diferença de comprimento entre um Microcar e um Fiat Cinquecento é de 13,5cm e comparado a um modelo mais actual como o Chevrolet Matiz é de 42cm. A largura de um Ligier é de 1474mm, a do Fiat é de 1491mm e do Matiz, 1495mm, assim a maior diferença é de 21mm ou seja basicamente 2cm. E 2cm numa faixa de rodagem é igual a nada, estes pseudo-carros ocupam o espaço de um carro normal, e têm o preço de um , o Aixam ronda os 10000€ o mais básico do Matix começa nos 8350 €.
Como a maioria destes condutores não conhecem as regras do código, o site da Aixam, explica como conduzir na estrada ou como se deve entrar numa rotunda entre outras coisas, mas a melhor parte é que eles também ensinam como se faz uma ultrapassagem. Parece incrível mas uma pandeireta daquelas pode ter a necessidade de ultrapassar outra, porque não vejo que mais poderão ultrapassar.
Mas o mais assustador é quando avistamos um desses “carros” e reparamos que são conduzidos por pessoas mais novas, tipo a casa dos 20e qualquer coisa, penso que não é por uma questão de dinheiro, visto que pelo preço "daquilo" consegue-se pagar a carta de condução, comprar um carro em segunda mão, pagar o seguro do primeiro ano, encher o depósito, etc. e ainda sobra dinheiro. Para mim são pessoas que desistiram, simplesmente não conseguiram passar nos exames ou de código ou de condução, e se foi no segundo o mal é "menor", mas se foi no primeiro, então aí estamos mal, pois se não passaram no exame de código então estamos perante um verdadeiro perigo na via pública, visto conduzirem uma "coisa" do tamanho de um carro mas não sabem as regras para andar na estrda.
Triste também é o facto de um dos construtores destas coisas ser a Ligier. Essa mesma, da Formula 1, eles até fazem referência a isso nos seus catálogos: participação desde a década de 60 na F1 e F2, nas 24 horas de Le Mans, 326 GP disputados, 59 podiums, 9 vitórias, e o 1º prémio no GP do Mónaco em 1996.
Onde é que eles tinham a cabeça.
Etiquetas: mundo automóvel
1 Comments:
Bom Post.
De facto isto não é um brinquedo.
Pelo que eu entendo, a legislação em vigor já não permite a condução destes veículos sem carta, mas sim com uma carta especial onde já são obrigatórias aulas tanto de código como práticas.
Esta carta é a categoria B1 - para quadriciclos / MOTO4 que é a categoria onde estes veículos se incluem.
Antes de haver legislação havia pessoas com 14 anos - isso sim ridiculo (14 anos na estrada ??? onde estávamos com a cabeça!?) a conduzir nas estradas.
Em comparação com a legislação dos EUA, por exemplo, eles podem conduzir qq carro com 16 anos. Isto leva-me a um ponto fundamental: tudo é uma questão de cultura na estrada e bom senso (No caso de Portugal - ainda não existe!)
Esperemos que estes "pseudo veiculos" não nos atrapalhem nas estradas - e que se conduza educadamente...
Para além das mais conhecidas Aixam, Ligier etc, encontrei recentemente mais uma a que comercializa estes veículos em Portugal, neste caso mais destinados a Lazer, desporto e passeios ao fim-de-semana:
Secma - http://www.secma-portugal.com
Gostei do "Look" dos carros
-
Enviar um comentário
<< Home