11 maio 2006

...faz hoje 25 anos...


Robert Nesta Marley (6 de Fevereiro de 1945 - 11 de Maio de 1981), mais conhecido como Bob Marley, foi cantor, guitarrista e compositor jamaicano. Ele é o músico de reggae mais conhecido de todos os tempos. Grande parte do seu trabalho lidava com os problemas dos pobres e oprimidos.
Bob Marley era adepto da religião Rastafari. Ele foi influenciado por sua esposa Rita, e passou a receber os ensinamentos de Mortimer Planner. Ele servia como um missionário rasta (as suas acções e músicas demonstram que isso talvez fosse intencional), fazendo com que a religião fosse conhecida internacionalmente. Nas suas canções Marley pregava irmandade e paz para toda a humanidade. Antes de morrer ele foi inclusive baptizado na Igreja Ortodoxa da Etiópia com o nome Berhane Selassie.
Bob Marley nasceu a 6 de Fevereiro de 1945 na Jamaica, filho de Norval Marley, um administrador de fazendas inglês e Cedella Booker, uma adolescente negra vinda do norte do país. Norval na verdade nunca conheceu seu filho devido ao desprezo da classe rica branca pelos relacionamentos inter raciais.
Em Julho de 1977 Marley descobriu uma ferida no dedo do seu pé direito, que ele pensou ter sofrido durante uma partida de futebol. A ferida não cicatrizou, e a unha posteriormente caiu enquanto ele jogava à bola. Foi então que o diagnóstico correcto foi feito, Marley na verdade sofria de uma espécie de cancro de pele, chamado melanoma maligno, que se desenvolveu sob a unha. O cancro espalhou-se para o cérebro, pulmão e estômago.
Um mês antes de morrer, Bob Marley foi premiado com a "Ordem de Mérito" jamaicana. Ele queria passar os últimos dias na sua terra natal, mas a doença agravou-se durante o voo de volta da Alemanha e Marley teve de ser internado em Miami. Ele faleceu no hospital Cedars of Lebanon no dia 11 de Maio de 1981 em Miami. O seu funeral na Jamaica foi uma cerimónia digna de chefes de estado, com elementos da religião Ortodoxa da Etiópia e do Rastafari. Ele foi enterrado em Nine Miles, perto da sua cidade natal.
A música e lenda de Bob Marley ganharam mais e mais força desde sua morte, e continuam a render grandes lucros para os seus herdeiros. Também lhe deu um status quase mítico, similar ao de Elvis Presley e John Lennon. Marley é enormemente popular e bastante conhecido no mundo, particularmente em África e América Latina. É considerado por muitos como o primeiro (e único) "pop-star" do Terceiro Mundo.
Prêmios e honrarias
1976 - Banda do Ano (Rolling Stone)
1978 - Premiado com a "Medalha de Paz do Terceiro Mundo" pelas Nações Unidas
1981 - Premiado com a mais alta condecoração jamaicana, a "Ordem de Mérito"
1999- Álbum do Século (Revista Times) por Exodus
2001 - Uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood
2001- Premiado com um Grammy pelo "Conjunto da Obra"

Etiquetas: