Scirocco
Há umas semanas atrás noticiou-se que a VW iria construir em Portugal um novo modelo o Scirocco MkIII. A história desse automóvel não é de hoje, tudo começou em ’70 quando a VW comprou a Auto Union (Audi, Wanderer, NSU e DKW) á Mercedes, e ficou assim com o moderno motor NSU k-70, deixando os seus conhecidos motores de refrigeração a ar para trás. A VW contactou a ItalDesign, dirigida por Giorgetto Giugiaro, para conceber o pós-carocha. Giugiario reparou que as dimensões da plataforma em estudo convinham para um coupé 2+2. Ao início a VW não se interessou, mas a Karmann entusiasmou-se e pediu a ItalDesign um estudo para um pequeno roadster para comercializar na gama da VW. Em ’73 foi apresentado o Audi Asso di Piche, que não seria o protótipo do Scirocco mas a ideia certamente nasceu dai. Assim em Março de ’74 o Scirocco MkI fez a sua apresentação no salão de Genebra, foi o 1º VW moderno. A Karmann tratou da produção e a VW da comercialização. Em Setembro desse mesmo ano foi também apresentado o Golf, que partilhava entre outras coisas o motor e chassis do Scirocco. Dois motores estavam disponíveis, o 1.1L e o 1.5L, até 85cv. Em ’76 apareceu o Scirocco GLI, o rei do modelo com o famoso motor 1.6 do Golf GTI, com discos ventilados à frente e motor com injecção de alta compressão da Bosch, tornando-o num carro com as melhores performances comparado com os seus rivais. Depois em ’78 recebeu um re-styling assim como a caixa de 5 velocidades.
Em ’81 foi apresentado o Scirocco MkII, desta vez desenhado pela própria VW, com linhas mais redondas conseguindo melhor aerodinâmica, e também cresceu em tamanho, com nova plataforma, novas linhas mas mecânica idêntica. Em ’83 recebeu um 1.8 com 90cv e em ’85 recebeu mais 8 válvulas, tornando o motor num 16v com 123cv. Já em ’88 a VW apresentou o Corrado, um coupé que não viria a substituir o Scirocco, situando-se numa gama superior. O Scirocco continuou em produção até ‘91 e em ‘92 foram vendidos os últimos modelos na Alemanha.
Por curiosidade Scirocco é um nome de um vento quente do deserto do Sahara.
Em ’81 foi apresentado o Scirocco MkII, desta vez desenhado pela própria VW, com linhas mais redondas conseguindo melhor aerodinâmica, e também cresceu em tamanho, com nova plataforma, novas linhas mas mecânica idêntica. Em ’83 recebeu um 1.8 com 90cv e em ’85 recebeu mais 8 válvulas, tornando o motor num 16v com 123cv. Já em ’88 a VW apresentou o Corrado, um coupé que não viria a substituir o Scirocco, situando-se numa gama superior. O Scirocco continuou em produção até ‘91 e em ‘92 foram vendidos os últimos modelos na Alemanha.
Por curiosidade Scirocco é um nome de um vento quente do deserto do Sahara.
Etiquetas: mundo automóvel
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home