Maserati Boomerang
O Maserati Boomerang foi primeiro apresentado como um modelo estático no Salão de Turim em ’71. No salão de Genebra do ano seguinte foi apresentado um modelo 100% funcional. O seu desenho futurista era fora do comum e de cortar a respiração. Um jornalista na altura afirmou que o carro mesmo parado parecia estar a 200km/hora.
O protótipo nasceu na ItalDesign pelas mãos de Giugiaro e correu os salões de Paris, Londres e Barcelona até ’74.
O Boomerang tinha um motor V8, com 4741cm3, 310cv ás 6000rpm e um binário de 461Nm ás 4200rpm, duas válvulas por cilindro e 4 carburadores Weber, podendo atingir os 280km/h.
Este modelo inspirou a ItalDesign para outros modelos de produção como o Lótus Esprit e alguns Maserati.
Ao contrário de hoje, na época era comum os construtores venderem os seus protótipos. Assim depois da feira de Barcelona o carro ficou em Espanha, onde foi comprado pelo dono de um cabaret de Benidorm.
Depois em ’80 um fã da Maserati, de férias em Espanha não resistiu a comprar o Boomerang. Após uma cuidadosa restauração o carro voltou a aparecer no “1990 Bagatelle Concours d’Elegance” em Paris, onde curiosamente Giugiaro era júri e orgulhosamente assinou o painel traseiro do Boomerang.
O carro chegou a ser homologado para poder andar na estrada, e chegou a ser avaliado num leilão entre os 700.000 a 900.000 €.
Etiquetas: mundo automóvel
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home